Existem diversos tipos de chocolate, onde a composição é de sólidos de cacau, manteiga de cacau ou outras gorduras. No chocolate ao leite é adicionado leite em pó ou derivados e é encontrado apenas 30% de cacau. Já o chocolate branco contém somente manteiga de cacau, açúcar e leite. A maior concentração de cacau é encontrada no chocolate amargo, 70% ou mais cacau em sua composição.

O cacau e seus derivados são fontes de compostos bioativos como os compostos fenólicos. Os flavonoides que predominam são da classe dos flavanóis, onde estes têm efeitos: antioxidantes, ação anti-inflamatório e proteção cardiovascular.

Como ação antioxidante o cacau ajuda a diminuir as concentrações de radicais livres, formados pela poluição, má alimentação, estresse entre outros, reduzindo a oxidação dos lipídeos e proteínas. Diminuindo a oxidação lipídica, é possível prevenir a formação da placa de ateroma e com a ação anti-inflamatória ajudando a prevenir as doenças cardiovasculares.

Apesar de ser um alimento com baixo índice glicêmico, o consumo agudo do cacau eleva a insulina, porém alguns estudos mostram que o consumo do chocolate amargo rico em flavanóis reduz a resistência à insulina e melhora os índices de sensibilidade.

Tem sido estudado recentemente que o cacau possui um efeito prebiótico, onde este não é absorvido pelo intestino delgado, chegando intacto ao intestino grosso, podendo influenciar na microbiota intestinal.

Além dos compostos bioativos, o cacau também é rico em minerais, como: potássio, zinco, selênio e magnésio, vitamina E e também em gordura saturada, monoinsaturada e ômega 6 (ácido linileico). Apresenta fatores farmacológicos como a cafeína e teobromina (responsável pelo sabor amargo do cholate), onde ambas têm ação estimulante e diurética, favorecendo a perda de peso.

Precisamos lembrar que apesar do cacau possuir diversos benefícios, devemos escolher bem o tipo de chocolate que devemos consumir, dando preferência ao chocolate com no mínimo 60% de cacau, em quantidade moderada, onde seu consumo deve ser feito junto com uma alimentação balanceada, com a prática de atividade física e garantindo uma qualidade de vida.

Consumindo o chocolate dessa forma, ele pode ser um alimento importante que vai ajudar no seu processo de emagrecimento saudável ou manutenção do seu peso.

Aqui no nosso blog, temos várias receitas incríveis, preparadas pelas nossas nutricionistas com cacau ou chocolate. Aproveite e se delicie com moderação.

 

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