Entenda a real importância da água para o nosso organismo e como ela pode ajudar no emagrecimento saudável

Categories Sem categoria

A nossa maior riqueza é a saúde e prezar por ela é fundamental.

A água, que não é só um hidratante e sim uma espécie de nutriente (que nutri as nossas células), é a substância mais abundante presente em nosso corpo. Às vezes, achamos que temos que tratar ou prevenir as doenças apenas com remédios e nem sempre é o que se necessita. É muito importante e interessante considerarmos o ph de bebidas que consumimos, que deve ser parecido ao ph do nosso corpo, em torno de 7,35.

Um exemplo são os refrigerantes, que podem proporcionar um ambiente ácido devido ao seu baixo ph, permitindo que este meio fique receptível a um desenvolvimento cancerígeno, baixa imunidade, dificuldade de raciocínio e entre outras doenças mais raras em ambientes alcalinos (com maior ph). Também temos que considerar que com essa alteração não ocorre a bioquímica adequada para algumas funções do corpo, como a hipertrofia (ganho de massa magra, importante para previnir o Efeito Sanfona).

Portanto o meio ambiente da célula deve estar puro e limpo. Se a célula está “suja”, não adianta dar remédio, tem que desintoxicar o organismo, eliminar está “água suja”, com o consumo de 2 litros de água diário e uma alimentação saudável.

A ausência de água possui efeito mais intenso sobre a capacidade do organismo em exercer uma tarefa do que a falta de quaisquer outros nutrientes.

A água é fundamental para o transporte de substâncias, como o oxigênio, nutrientes e sais minerais, pois faz parte da composição do sangue. Além de levar nutrientes para as células, a água proporciona a eliminação de substâncias para fora do corpo. Esse é o caso da urina, que é formada basicamente por água e substâncias tóxicas ou em excesso dissolvidas.

A água é um componente essencial de todos os tecidos corpóreos. Ela constitui mais de 60% do organismo humano e praticamente em todas as funções necessárias à vida. Depois do oxigênio é da ausência de água que mais o organismo sentirá falta, daí a importância de ser mantida uma boa hidratação corporal.

Em alguns estudos vemos que o consumo adequado de água pode diminuir os ricos de doenças do miocárdio (coração) em 52%. Isto é maravilhoso, não é?

A melhor água a ser consumida é a água mineral, pois ela é captada do subsolo através de fontes naturais e é enriquecida de minerais pela própria natureza, diferente da água filtrada que é oriunda de represas, rios e lagos e passou por tratamento com produtos químicos até tornar-se adequadamente potável e sem riscos a saúde, porém ela pode conter alguns elementos químicos em excesso, como o flúor e cloro, que a longo prazo podem prejudicar o bom funcionamento da glândula tireóide.

OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA ÁGUA:

  • A água desempenha papel chave na estrutura e função do sistema circulatório;
  • A água atua como meio de transporte para os nutrientes e todas as substâncias do nosso corpo;
  • A água é essencial para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção;
  • A água regula a temperatura corporal;
  • A água age como lubrificante em diversos órgãos e articulações;

Curiosidade: o refrigerante possui o ph por volta de 2,45. E quantos copos de água que precisamos para neutralizar isto? 32 copos de água.

Comentários