Fome oculta é quando há a necessidade de um ou mais nutrientes ao organismo.
O corpo sente esta necessidade oculta de certos nutrientes escassos na alimentação e o risco de desenvolvimento de doenças como o câncer, osteoporose, diabetes e problemas cardiovasculares aumenta.

Você pode comer bastante, matar a fome, mas o seu organismo pode não estar sendo alimentado com tudo o que precisa e por isso sente “fome”, mesmo que você se sinta totalmente satisfeito.

A fome oculta costuma aparecer sem que o indivíduo perceba e os sintomas variam, como câimbras, músculos contraídos ou doloridos, cansaço, fraqueza, irritabilidade, alterações na pele e mucosas e queda de cabelos.

Para prevenir a fome oculta é essencial manter uma alimentação que inclua todos os grupos alimentares de forma balanceada, orientada por um nutricionista.

Conheça os principais sintomas da deficiência de algumas vitaminas e minerais:
– Vitamina A: queda no sistema imunológico e alterações na visão.
– Vitamina D: osteoporose e osteopenia, doenças cardiovasculares, diabetes, prejuízos na absorção do cálcio.
– Ácido fólico: dor de cabeça, fadiga, anemia megaloblástica e má formação no tubo neural do feto.
– Ferro: prejuízos no crescimento e desenvolvimento das crianças e anemia.
– Iodo: problemas na tireoide, como o hipotireoidismo.
– Zinco: alterações na tireoide, ressecamento da pele, acne, unhas quebradiças, queda de cabelo, baixa imunidade, diminuição da memória e infertilidade.

 

 

Para entender mais sobre o assunto e aprender a cuidar do seu organismo, conheça a Clínica Seven, referência em emagrecimento saudável.

A Clinica oferece um tratamento para a perda de gordura que preserva a massa muscular do paciente, evitando que ele volte a engordar.

www.clinicaseven.com.br

Comentários