Blog | Benefícios dos antioxidantes!


Benefícios dos antioxidantes!
  • Alimentação
  • Bem-estar
  • Curiosidades
  • Estética

Benefícios dos antioxidantes!

Mas o que são realmente antioxidantes e como eles afetam seu corpo?

Da aveia ao suco de romã, muitos alimentos são conhecidos por conter antioxidantes. Você provavelmente já ouviu que eles podem fazer muito bem para sua saúde, mas será que tudo isso é verdade?

Antes de falar sobre o que é um antioxidante, é importante falarmos sobre os Radicais Livres. Os radicais livres referem-se a qualquer molécula em seu corpo que contém um elétron desemparelhado, o que os torna muito instáveis ​​e os mantém procurando outros compostos aos quais se ligar. Os radicais livres, por serem tão reativos, também podem causar danos às células por meio de um processo chamado estresse oxidativo.

Seu corpo gera radicais livres durante atividades como digestão e exercícios intensos, e em resposta a situações como exposição à luz ultravioleta, poluição, fumo e certas doenças. É quando os radicais livres são produzidos em excesso que eles podem se tornar problemáticos.

Os antioxidantes, por outro lado, podem ajudar a manter esses radicais livres sob controle. Os antioxidantes são compostos – feitos em seu corpo ou consumidos de fontes externas – que ajudam a neutralizar os radicais livres e outras moléculas em seu corpo que podem danificar células e tecidos. Eles fazem isso por meio de uma variedade de mecanismos, como emprestando um elétron a um radical livre para torná-lo menos reativo ou ligando-se a uma substância de uma forma que evita novas reações.

Ao estabilizar esses radicais livres, os antioxidantes também podem ajudar o sistema imunológico a funcionar de maneira mais eficiente e reduzir a inflamação crônica, que se acredita ser a força motriz de muitos problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e câncer. Os antioxidantes também podem, por meio de mecanismos separados, ajudar a reparar o DNA e as membranas celulares.

Onde você pode encontrar antioxidantes?

Seu corpo produz alguns antioxidantes por conta própria, mas às vezes isso não é suficiente. Muitas vezes, seu corpo gera muitos radicais livres e não consegue lidar com isso, então a ingestão externa de antioxidantes é importante.

Você pode encontrar antioxidantes em uma ampla variedade de alimentos – como frutas, vegetais, frutos do mar, grãos e carnes – bem como na forma de suplementos.

Alguns antioxidantes são vitaminas essenciais que seu corpo precisa para funcionar, enquanto outros são minerais essenciais. Exemplos de vitaminas antioxidantes incluem vitamina C (encontrada na couve de Bruxelas, repolho roxo e pimentão), vitamina E (encontrada nas amêndoas, sementes de girassol e azeite de oliva) e vitamina A, que seu corpo produz a partir do beta-caroteno (encontrado na couve verdes, batata-doce e melão). Exemplos de minerais antioxidantes incluem selênio (encontrado na castanha do Brasil, porco e peru) e zinco (encontrado em ostras, carne bovina e sementes de abóbora).

Uma boa orientação de um profissional de nutrição pode ser importante para que você consiga ingerir de forma equilibrada e suficiente os antioxidantes que seu corpo precisa para se manter saudável por mais tempo.

voltar para o blog

Milhares de pacientes atendidos em mais de 60 países.

Clique e conheça a Clínica Seven