Blog | Excesso de peso é uma questão de saúde!


Excesso de peso é uma questão de saúde!
  • Alimentação
  • Bem-estar
  • Curiosidades
  • Estética

Excesso de peso é uma questão de saúde!

O excesso de peso é causado por um desequilíbrio da energia entre as calorias consumidas e as calorias metabolizadas pelo organismo.

Estar com sobrepeso quer dizer ter mais peso do que é considerado saudável para a idade ou tamanho.

Uma forma de distinguir sobrepeso e obesidade é calcular o IMC (índice de massa corporal). Um adulto é considerado com “sobrepeso” quando está acima de seu peso saudável estipulado, que varia de acordo com a sua altura e sexo.

Uma pessoa pode estar com sobrepeso por uma das seguintes razões: Comer demais, vida sedentária, falta de exercícios, distúrbios alimentares ou metabólicos, condições médicas, desequilíbrio hormonal, etc.

A obesidade tem aumentado de modo alarmante nas últimas décadas. Em 2006 o percentual de indivíduos obesos em nosso país era de 11% da população adulta, valores que se elevaram nos últimos anos. Segundo IBGE: 61,7% dos brasileiros estavam com excesso de peso e 26,8% eram obesos. O percentual de pessoas obesas em idade adulta no país mais do que dobrou em 17 anos, indo para 26,8%, em 2019.

Um excesso de peso exagerado é um grande fator de risco para problemas de saúde incluindo doença coronariana, diabetes, problemas ortopédicos, hipertensão, câncer, entre outras doenças.

É provado cientificamente que o excesso de gordura no organismo pode diminuir a expectativa de vida e tornar uma pessoa suscetível a mais doenças do que ocorreriam se o peso dela fosse normal.

Por exemplo: a importância da obesidade no surgimento de hipertensão é facilmente entendida quando comparamos o percentual de adultos hipertensos em nosso país (aproximadamente 32% da população), com indivíduos obesos, quando esse número se eleva para cerca de 70%.

Por outro lado, o emagrecimento leva a importante redução da pressão arterial, de modo que para cada 10 Kg de peso corporal perdidos, ocorre significativa redução da pressão arterial.

Além  disso, a glicemia (glicose de jejum medida no sangue) reduz, ocorre aumento da capacidade para realizar exercícios físicos, melhora a auto estima, entre outros benefícios.

Emagrecer muitas vezes pode ter uma motivação estética, mas precisamos cuidar da nossa saúde e estar com um peso saudável é importante para uma vida mais leve e feliz.

#clinicaseven

voltar para o blog

Milhares de pacientes atendidos em mais de 60 países.

Clique e conheça a Clínica Seven