Blog | Sobrepeso x câncer


Sobrepeso x câncer
  • Alimentação
  • Bem-estar
  • Curiosidades
  • Estética

Sobrepeso x câncer

Hoje em dia muitas pessoas se alimentam de maneira pouco saudável e possuem um estilo de vida sedentário: Estar acima do peso considerado adequado ou saudávelpode gerar consequências a longo prazo para a saúde. O excesso de peso corporal pode aumentar o risco de diversas doenças, inclusive auxiliar no processo inflamatório, podendo gerar um crescimento desgovernado de células cancerígenas, aumentando as chances de desenvolvimento da doença.

Sobrepeso

São mais de um bilhão de adultos em todo o mundo, que estão acima do peso, e cerca de 55,4 % destes, mais ou menos 500 milhões de pessoas,  são considerados obesos. Segundo uma reportagem na CNN O atlas 2023 da Federação Mundial da Obesidade prevê que 51% da população mundial, ou seja, mais de 4 bilhões de pessoas, serão obesas ou terão sobrepeso nos próximos 12 anos…

O índice de massa corporal (IMC), é o Parâmetro adotado pela Organização Mundial de Saúde para calcular o peso ideal de cada pessoa, que é calculado utilizando a altura e o peso do indivíduo (IMC = peso (kg) / altura (m)2). Para o sobrepeso, o IMC fica entre 25 e 29,99 enquanto a obesidade seria diagnosticada com o IMC a partir de 30.

 

Câncer e o Aumento de Peso:

Vasta evidência científica, corroborada pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer, da OMS, comprova que o excesso de gordura corporal representa risco para o desenvolvimento de pelo menos 13 tipos de câncer como esôfago, estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino (cólon e reto), rins, mama, entre outros. O excesso de gordura corporal provoca um estado de inflamação crônica e aumentos nos níveis de determinados hormônios, que podem promover o crescimento de células cancerígenas, aumentando as chances de desenvolvimento da doença, segundo os pesquisadores.

 

Conclusão

É sempre importante se consultar com um médico ou nutricionista para que ele possa fazer uma avaliação mais precisa sobre o seu peso e estado de saúde, mas ter uma alimentação balanceada, fazer atividades físicas e se manter dentro de um peso considerado saudável é importante na prevenção de diversas doenças.

 

Conheça mais sobre o Tratamento para Emagrecimento com Definição Muscular da Clínica Seven.

voltar para o blog

Milhares de pacientes atendidos em mais de 60 países.

Clique e conheça a Clínica Seven