As vitaminas e minerais são encontradas nos alimentos in natura, como frutas, verduras e legumes, entre outros. São fundamentais para todas as ações metabólicas do nosso organismo, auxilia na contração muscular, função cerebral e produção de energia.

Muitas vezes achamos que estamos tendo uma alimentação saudável e balanceada, porém as necessidades de micronutrientes não estão sendo atingidas, levando a uma fome oculta.

A fome oculta afeta milhões de crianças, causando sérios danos ao crescimento, desenvolvimento e saúde geral. Nos adultos, suas maiores consequências são letargia, diminuição da capacidade física e reprodutiva, declínio da função cognitiva, baixa imunidade, entre outros.

A suplementação de polivitamínicos pode promover diversos benefícios, como perda de peso, melhorar o desempenho nas atividades físicas, combater o estresse entre outras, é importante em todas as faixas etárias, principalmente durante a gestação, pois nem sempre atingimos a quantidade necessária de vitaminas e minerais com a alimentação. Em atletas a suplementação é fundamental, pois eles tendem a ter uma alimentação mais restrita, necessitando dos polivitamínicos para atingir sua recomendação diária.

O uso de polivitamínicos não deve substituir uma refeição e devem sempre ser utilizados sob a supervisão de um nutricionista ou médico, pois o excesso de micronutrientes pode ser tóxico ao organismo.

Comentários